quarta-feira, 15 de março de 2017

SER O SEGUNDO EM TUDO, ALVO INALCANÇAVEL



"Eu sou o melhor do melhor do mundo em..."
 Personagem do Eduardo Sterblitch no programa Pânico na TV

Existe uma bela canção dos arrais (https://www.youtube.com/watch?v=8DicUn8y6zw), que traz a expressão que intitula essa nossa breve reflexão. Ouvindo-os, meu coração foi impactado com a verdade que o Evangelho traz como desafio para toda nossa vida: ser o segundo em tudo que vivermos.

O Evangelho de Mateus, no capítulo 6, versos 25 ao 34, traz esse difícil alvo de vida. Deixar em segundo lugar as nossas necessidades, nossos anseios mais profundos quanto a materialidade da vida. Pode parecer lindo, uma poesia bem composta e que chega nos emocionar diante de Deus, porém, não é um alvo alcançável nessa vida. Esse alvo é o combustível, a motivação, para vivermos toda a vida. É complicado, porém louvável, entender que preciso viver toda a minha vida renunciando minhas próprias vontades quando elas forem sobressair à vontade de Deus em Sua Palavra, e ao mesmo tempo saber que vou viver toda essa vida e via de regra me pegarei sendo o primeiro. É uma corrida onde temos que ter o dom do entendimento onde o menos é mais, onde importa que agrade a Deus nessa vida e não que eu chegue com louvores materiais ao final da minha jornada aqui na terra.

O alvo é inalcançável, porém, um alvo que nos leva a viver toda a vida no amor de Cristo e na preocupação não apenas com minhas necessidades, mas também com o mundo que me rodeia. Como diz o sábio Salomão em Provérbios 4.8 “a vereda do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”. O final dessa vereda, ou alcance desse alvo só na eternidade com Deus.

Determinar o não alcançável é perceber que após a queda de Adão, todos somos uma sociedade caída, nosso coração está cheio de desejos que nos levam a buscar em primeiro lugar nossa própria glória. Nem sempre conseguimos amar nosso próximo como a nós mesmos, nem sempre conseguimos amar a Deus acima de todas as coisas, cumprir seus mandamentos implica em renunciar meus super desejos materiais e me preocupar com a gerencia desse mundo, em cuidar do meio ambiente, em cuidar da fauna, flora, em ser mais proativo na restauração do homem que é imagem e semelhança de Deus e vive às margens da sociedade, marginalizado, escravizado pelos vícios, pelo pecado. Como um coração tão vaidoso como o nosso irá conseguirá ser “o segundo em tudo que viver” ?

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. É o que diz o verso 34 do texto de Mateus 6. O maior empecilho para uma vida nos moldes de um coração grato a Deus por tudo que recebemos nessa vida é justamente nossa preocupação com o dia de amanhã. Lutamos cegamente para construir o castelo de sonhos que viveremos amanhã, e esse amanhã nunca chega. Deixamos de ter boas ações durante toda uma vida porque estávamos ocupados construindo o inconstruível, visto que nossos corações jamais estarão satisfeitos. Sempre queremos mais, e mais, e mais. Perdemos a oportunidade de viver a coisa mais preciosa desse mundo: o relacionamento com Deus e com as pessoas. Não é atoa que Jesus diz exatamente isso: Amará o teu Deus acima de tudo e Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Se o que temos feito com nosso próximo for exatamente como amamos a nós mesmos...então nos faltar amor próprio. 

Portanto, nosso desejo precisa ser diariamente em priorizar a vida com Deus, ler a Palavra, orar mais, manifestar ao próximo as ações de amor que a Bíblia nos ensina; Não dê apenas pão ao necessitado, dê também um pouco do seu tempo; Se preocupe mais com o meio ambiente, recicle, limpe; Seja mais dedicado em visitar sua família; Honre teu pai e tua mãe; Respeite mais; Não dê jeitinhos para tua vida driblando as leis, faça o certo, mesmo custando um pouco mais de sofrimento; Seja mais humano, sendo um pouco mais celestial; Lembre-se que você não é um estranho nesse mundo, você é filho de Deus e como filho tem o dever de cuidar de tudo que Ele deixou sobre a tua responsabilidade; Renuncie um pouco mais, seja o segundo em tudo e torne Deus o primeiro em tudo em sua vida.

Que Ele nos ajude,

Pr. Abnaildo Durães

Nenhum comentário:

Postar um comentário