sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

O FUNDO DO POÇO REVELA QUEM NÓS SOMOS



O fundo do poço? Que poço?

Se a alegoria nos permitir, podemos então pensar: Poço da saúde material financeira, ou da vida saudável fisicamente e mentalmente, ou saúde emocional. A Bíblia nos traz um belo exemplo em 1 Samuel 30, acontecido com Davi e seus homens, esse aponta para terceira opção de fundo do poço citada acima.

A pergunta que deve ser feita ao chegarmos no fundo do poço, seja qual for ele, é: E agora Senhor, o que devo fazer? fico nessa situação de lamento? Ou eu saio dessa situação e vou em busca resolver, reconquistar, reconstruir? A luta será sempre sobre a mente questionadora e o emocional abalado que mata a autoestima: Será que você conseguirá?

É interessante olhar a história do homem segundo o coração de Deus em uma das situações mais difíceis da sua vida.

De forma simples e bem superficial, percebemos que o fundo do poço pra Davi gerou 2 sentimentos difíceis de serem trabalhados com coerência e clareza:

FRACASSO - Por questão de honra, Davi que estava morando de favor em uma das cidades de propriedade dos Filisteus, Ziclague, se vê na situação de deixar as mulheres, crianças e idosos sem a proteção dos seus exército. Sai então e volta caminho de três dias, isso porque os filisteus que estavam indo ao encontro batalha do povo Deus e temeram que Davi se rebelasse e ajudasse o povo de Deus. Então dispensado da atitude honrosa, Davi volta com seu exército e encontra a cidade de Ziclague queimada e o povo levado prisioneiro. Davi se enxerga um fracassado e por essa razão, também, chora até perder as forças.

CULPA – O exército composto de homens fieis a ele em diversas lutas, agora, após chorarem até perderem suas forças, culpam Davi pela perca e ameaçam apedrejá-lo. Davi passa por mais uma descarga de sentimento de culpa. Se sente culpado, se vê ameaçado.

Mas, como dissemos no tema, o fundo do poço revela quem nós somos.

O fundo do poço revela nossas crenças, nossos valores, onde colocamos nossa segurança, onde está ancorada nossa alma, nossos sentimentos, pensamentos, desejos mais profundo e nossas escolhas.

O fundo do poço revela um Davi que em meio a toda essa dor que estava vivendo, confiava e dependia da sua fé em Deus. O texto diz que em meio as ameaças, Davi vai até a única pessoa naquele lugar que podia invocar ao Senhor e pergunta para Deus: Subiremos em busca das nossas famílias Senhor? Alcançá-las-emos? Ele estava pronto a buscar o desejo do seu coração, mas submeteu esse coração à diretriz dada por Deus.

Dificil situação, mais difícil ainda é parar diante do fundo do povo e não se desesperar, é parar diante da situação, onde não enxergamos a luz no fim do túnel e confiar que a orientação do Senhor deve ser seguida ainda que nos custe chorar as percas.

Diante dessa história Bíblica devemos lembrar que o fundo do poço nos dirá quem somos ou nos revelará. Então:

1. Cuidado, confiar em Deu não garante que tudo acontecerá como desejamos ou planejamos. O excesso de confiança nos faz tomar decisões que nos gera perca, pense nisso. Temos obrigações de honrar, mas temos obrigações de proteger o que é nosso.

 2. Lembre-se –se que Deus pode até permitir o fundo do poço, mas Ele sempre estará conosco e pronto pra nos orientar se o clamarmos. Deus permitiu Ziclague ser conquistada, mas, ao contrário do que era a praxe da época, nenhuma das mulheres, crianças ou idosos foram mortos.

 3. O primeiro passo para sair do fundo do posso deve ser de buscar em Deus as respostas aos nossos questionamentos mais doloridos nessa vida, esmo que ela não nos agrade.

Davi ouviu do Senhor que deveria buscar e recuperar as famílias, como de fato aconteceu. Mas quando ele se coloca em um questionamento a Deus, Deus poderia ter dito não e ele teria que viver com tudo aquilo.

 Na hora que tudo está ruim é que os corações se mostram firmes ou não no Senhor.

 Que ele nos abençoe e tenha misericórdia de nós.

 

Pr.Abnaildo Durães

Nenhum comentário:

Postar um comentário