sábado, 1 de agosto de 2015

SEM TEMPO PARA RESSENTIMENTOS

"Guardar ressentimentos é como tomar um veneno e esperar que a outra pessoa morra" 
William Shakespeare

O dicionário define ressentimento como sendo uma mágoa guardada de uma ofensa ou de um mal que se recebeu; Rancor.

Nos dias de hoje, ao observar um pouco mais a fundo e conversar com muitas pessoas, sejam elas cristã ou não, notamos corações cheios de sentimentos ruins gerados pela vivencia diária em toda uma vida, corações cheios de raiva, rancor, ódio. São sentimentos que perduram a muitos réveillons e permanecem guardados a sete chaves, aguardando o dia de ser posto pra fora no dia do troco, da vingança, a justiça própria que sonha-se em efetuar, ou simplesmente dói lá dentro todos os dias e não existe a expectativa de se livrar, mas de viver nessa triste linha de sofrimento.

Na Bíblia, encontramos muitos exemplos de pessoas que encheram seus corações de rancor ao invés de amor. Caim, no capítulo 4 de Gênesis, enche o coração de rancor e fica ressentido com seu irmão por ter sido rejeitada a sua oferta a Deus e porque a oferta de seu irmão agradou a Deus, o fruto do veneno que Caim bebeu foi a morte de seu irmão por suas próprias mãos. O ressentimento cega e nos faz cometer atos sem pensar, precipitando e como a Bíblia diz: "quem se precipita peca" Provérbios . 19.2 - "Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado". Outro exemplo que podemos ver, o Rei Saul, homem valente, vitorioso, que ao perceber que seu povo enxergava mais em Davi esse homem bravo e valente, I Samuel 18, fica atormentado com o veneno do ressentimento, rancor, passa a buscar a morte de Davi. Pessoas que deixam o ressentimento tomar conta do coração não aprendem a enxergar com os olhos de Deus.

Na Bíblia também encontramos exemplos de pessoas que tinham tudo, todos os motivos possíveis para tomar o cálice do rancor e não fizeram. Lembrem de Jó, que perdeu tudo que tinha, perdeu filhos e filhas, perdeu bens materiais, ouviu chacotas e tanta besteira de seus amigos e sua esposa. Mas Jó conseguiu se manter íntegro e reto, temente a Deus e se desviando do mal. Jesus também teria todas as razões, mas permaneceu no ato de amar. Paulo poderia ter guardado rancor dos que o fizeram sofrer, mas não bebeu desse cálice.

O que nos intriga é pensar como o ser humano hoje se tornou mais tendente a tomar o cálice da amargura e seguir o caminho de Caim e Saul, na busca do dia em que todos darão razão a ele, onde o opressor que gerou mágoa será envergonhado, onde a justiça será feita da nossa forma com nossa ira, e não vemos pessoas na luta para viver a linha de Jesus, de Jó, de Paulo, de amor incondicional. Ouvimos cada vez mais histórias de pessoas que dizem "há 15 anos fulano me fez algo e eu não esqueci e um dia vou passar isso na cara dele". Pessoas não sóbrias intelectualmente e espiritualmente. Vivendo cada dia em prol do rancor, das dores do passado e sem enxergar a Graça que o Senhor oferece, a Graça recebida de Deus em Cristo Jesus. Muitos que não conseguem abrir mão do sofrimento passado, decidindo em seus corações amar.

Não estou dizendo que seja fácil abrir mão da mágoa, do ressentimento. Estou afirmando que o certo não é esperar o dia da vingança, mas apagar o passado e passar a amar como Cristo nos amou. I Coríntios 13 fala sobre o dom supremo, o amor, e segundo a escrita de Paulo, não há espaço para o ressentimento ou rancor onde há o amor. Uma das músicas interpretadas pelo André Valadão em seu álbum acústico diz: "Não tenho tempo a perder com ressentimento quando lembro que Ele me ama". De fato, nos falta lembrar que Deus fez tudo por nós mesmo não merecendo, estávamos mortos em nossos pecados e delitos e Ele nos deu vida, só fazíamos o que desagradava a Ele e mesmo assim Ele nos amou.


Portanto, questione-se, será que o causador de suas mágoas, quem te oprimiu, quem te humilhou, será que ele mesmo não merecendo, mesmo sendo miserável, mesmo sendo desprezível, será que ele pode ser perdoado por ti? Perdoe, deixe pra traz, cure o mal, deixe de beber do cálice do rancor e viva no deleite da Água da Vida que é Cristo. Vire essa página da tua vida, ajude quem te desejou o mal, viva o Evangelho puro e simples "dê a face a quem te bateu um dia". Faça uma faxina santa em seu coração e não perca mais tempo e nem perca mais lágrimas por conta da dor.



"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco."   Filipenses 4:8,9

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.
Filipenses 4:8,9

Que Deus nos ajude!

Pr. Abnaildo Durães

Nenhum comentário:

Postar um comentário