segunda-feira, 8 de agosto de 2011

CUIDADO, NÃO PRECISAMOS CARREGAR TUDO QUE CABE NO CORAÇÃO.


                 Lendo o blog de um grande amigo, observei uma publicação sobre uma banda que lançou uma música pela internet e a mesma "bombou" em poucos dias. O vídeo foi muito bem feito, a idéia ótima e criativa demais, me vi em um dos filmes de Alfred Hitchcock, onde não havia cortes na filmagem durante a música. Os músicos bons e dedicados, etc. 

                Mas, o que me chamou a atenção, foi à empolgante letra romântica: "Meu amor essa é a última oração, pra salvar seu coração; coração não é tão simples quanto pensa, nele cabe o que não cabe na despensa, cabe o meu amor! Cabem três vidas inteiras, cabe uma penteadeira, cabe a nós dois, cabe até o meu amor”.

                As belezas sonoras e visuais não tiraram o meu meditar sobre o quanto guardamos em nossos corações. Sentimentos adquiridos em uma vida inteira, imagens de uma vida inteira, decepções de uma vida inteira, sonhos de uma vida inteira, prazeres de toda uma vida, angústias e etc. E retalhando essas "porções" que preenchem nosso coração "que não é tão simples quanto pensa", podemos imaginar os sentimentos não apenas de amor, bondade, mansidão, e outros vindos do Fruto do Espírito (Gálatas 5.22), mas também de raiva, inveja, ciúme, desprezo, e tantos outros que não precisam estar nessa "dispensa" da alma, e são obras da carne (Gálatas 5.19).

                Portanto, precisamos diante de uma vida voltada a prática da Palavra de Deus, tirar ou pedir a Deus para tirar, de dentro dos nossos corações, destroços de uma vida sem Deus que ainda vivem em nós. Deus nos tirou das trevas (onde adquirimos muitos desses fragmentos curáveis) e nos transportou para o Reino do Filho do seu AMOR (Colossenses 1.4). E essa deve ser a tônica de nossas vidas: Encher cada vez mais o nosso coração de AMOR e assim, superar os sentimentos e pensamentos que entraram na "dispensa" quando longes de Deus. Portanto, cuidado com o que você tem carregado seu coração.  

Em suma, precisamos aprender a viver na pratica de sempre fazer uma limpeza na "dispensa", uma arrumada naquele que é programado para guardar "muito mais do que se pensa", pois "nele cabe o que não cabe na dispensa". Fazer isso é uma demonstração de entendermos que "enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? (Jeremias 17:9)". Não deixe seu coração recolher o entulho dessa vida, antes, encha-o com a Palavra de Deus e os sentimentos que a Palavra nos ensina a cultivar: O fruto do Espírito: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio, conforme a carta de Paulo aos Gálatas 5.22.

Faça sempre perguntas a si mesmo: trago no coração planos que são meus? ou são planos de Deus? ou são planos meus e de Deus? A Palavra de Deus nos ensina que "o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor (Provérbios 16:1)." De que planos está cheio nosso coração? Preciso carregar no coração tudo isso? ou será que preciso encher a minha "dispensa da alma" com mais planos de Deus para minha vida? "...porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o CORAÇÃO." (1 Samuel 16:7).

 Que sua oração seja: Senhor, "a começar e mim, quebra corações, pra que sejamos todos um, como Tu és em nós." Limpe seu coração da sujeira adquirido pela influência de uma vida materialista, e passe a encher com tudo o que aprendemos de Deus em sua Palavra: "onde a frieza... que haja amor, onde a ódio... perdão, para que Teu corpo cresça assim...rumo à perfeição"(A começar em mim, Vencedores por Cristo).
Que Deus nos ajude amados!!!

Em Cristo,

Pr. Abnaildo Durães

Um comentário:

  1. Muito bom. é preciso entender o que realmente cabe no nosso coração. E não, sair colocando tudo que achamos ser bom pra nós! Deus abençõe

    ResponderExcluir