sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

CORAGEM PARA CONFIAR NO CONTROLE DE DEUS QUANDO NOSSO MUNDO INTERIOR ESTÁ FORA DA ÓRBITA DELE


O ser humano é por natureza inseguro, temeroso, sem confiança, dependente de si mesmo para sentir-se bem e altamente medroso quando as coisas saem do seu controle. Depois de Gênesis 3, a queda do homem, falta em nós a segurança completa de que tudo está na órbita natural dentro e fora de nós.

Conta a Mitologia Grega que as pessoas quando morriam era preciso colocar uma moeda embaixo da língua do morto para que ele pudesse fazer a travessia do mundo dos vivos ao mundo dos mortos. Mundo invisível, eterno. A moeda era o preço da travessia até o mundo dos mortos, pago ao barqueiro Caronte, chamado de barqueiro do Hades. Na mitologia havia dois rios que faziam a separação entre os dois mundos. Se alguém não colocasse a moeda, vagaria por 100 anos nas margens dos rios sem chegar ao mundo dos mortos.

Parece, acho que apenas parece, que muitos nos dias de hoje vivem como se fosse a era da queda do homem, ou da mitologia, que é apenas mito mesmo. São pessoas que não sabem confiar. Se faltar a capacidade de fazer por si mesmas elas entram em colapso nervoso, o emocional toma conta e gera uma cegueira quase total da realidade dessa vida. A paz, confiança, olhar o valor do ser humano, dos afetos, de estar junto e viver a vida para ser bênção na vida de todos que nos rodeia, parece que são tirados do nosso viver diário.

Quando a nossa moedinha, conquistada aparentemente por nós, pagamento feito por nós, nosso esforço, nossa capacidade, nossa inteligência, quando ela está lá, embaixo da língua, temos certeza da travessia ao descanso no mundo dos mortos. Esquecemos de que na verdade, o que gera paz, alegria, amor, domínio próprio, gratidão, longanimidade, benignidade, bondade, mansidão, não é o nosso próprio esforço, nosso intelecto e etc. São frutos do Espírito, vindos de Deus (Gálatas 5.20-22). Não está em nossas mãos o controle do hoje e do porvir, não temos como obter vida após a morte sem a intervenção de Deus.

Olhando assim, precisamos pensar um pouco mais, definir dentro de nós o que vai nos gerar as respostas que desejamos e resolver as crises interiores de viver uma vida na confiança de que Deus de Fato está no Controle de Tudo, exatamente Tudo.

A órbita interior, só voltará ao normal quando nos rendermos a Deus confiadamente e completamente dedicados a agradar a Ele e não aos desejos do nosso próprio coração, conforme Provérbios 37.4,5 "Deleita-te no SENHOR, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais Ele fará".

Perderemos tempo e vida se nos dedicarmos a resolver nossos problemas sem aprender descansar em Deus. Lutar na perspectiva da ação de Deus em nosso favor e assim não gastar todas as nossas forças apenas na solução dos problemas materiais que nos geram um interior doente. Nos dedicaremos muito mais em viver pra Deus e viver nossas lutas diárias sem MAXIMIZAR nossos problemas pessoais.

A moedinha não vale, o que vale é a intervenção de Deus em nossa história. Não vivemos mais na época da queda, mas sim na época da Nova aliança, na época da Graça de Deus, manifestada em Cristo Jesus (João 3.16). 

Essa é a fórmula para garantir uma vida saudável em seu interior e que reflete no seu agir exterior. A garantia da travessia do mundo dos vivos ao mundo dos mortos está na Cruz de Cristo e não no nosso esforço ou pagamento material, pois, "pela Graça sois salvos mediante a Fé, isso não vem de Vós, É DOM DE DEUS" (Efésios 2.8).

Precisamos deixar de viver como se estivéssemos no controle de tudo. Render-se a Deus e a Sua vontade. Leia mais a Bíblia, Ore mais por você e pelos outros, Congregue mais, se relacione mais, AME mais e coloque em ordem teu mundo interior vivendo pra Deus.


Que Deus nos ajude,

Pr. Abnaildo Durães

Nenhum comentário:

Postar um comentário