segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

VIVER O PERFEITO “CARPE DIEM”





“Devia ter amado mais, ter chorado mais, ter visto o sol nascer

Devia ter arriscado mais e até errado mais
Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração.

Ter feito o que eu queria fazer , queria ter aceitado as pessoas como elas são

O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído.”
(Epitáfio, Titãs – parcial)


Carpe Diem significa “aproveite o momento”.  O termo está em Latim e foi escrito pelo poeta latino Horácio (65 a.C.-8 a.C.), no Livro I de “Odes”, em que aconselha a sua amiga Leucone na frase: “...carpe diem, quam minimum credula postero". Uma tradução possível para a frase seria “...colha o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã”.

O significado de Carpe Diem é um convite para que se aproveite o tempo presente, usufruindo os momentos intensamente sem pensar muito no que o futuro reserva. Horácio segue a linha do epicurismo e defende que a vida é breve e a beleza perecível. Sendo a morte a única certeza, o presente deve ser aproveitado antes que seja tarde.

Carpe Diem é viver o hoje sem preocupações com o amanhã. É desfrutar a vida e os prazeres do momento em que se vive. Agora, no presente.

No filme “A Sociedade dos Poetas Mortos”, a mensagem de “carpe diem” é transmitida em determinado momento aos jovens estudantes para lhes lembrar a brevidade da vida e que, por isso, deveriam vivê-la de forma extraordinária.

Em Lucas 12.20, a pergunta é "louco, esta noite pedirão a tua alma, e o que tens guardado para quem será?" Entender o ato de aproveitar bem o momento nem sempre está ligado ao ato de ter prazeres agora por ter certeza da mortem vindoura. Aproveitar o momento, entender bem esse pensamento, é o ato de viver cada dia que temos de vida, o hoje, o agora, para glória de Deus. Saber que precisamos viver para Deus "enquanto é dia, pois a noite vem quando ninguém pode trabalhar".

Aproveitar bem é dedicar cada momento do atual em ser de Deus e viver na prática do Ele nos ensina por meio da Sua Palavra. É alegrar com o que o futuro nos reserva. Vida Eterna. Viver a vida de forma EXTRAORDINÁRIA só se torna possível quando vivemos na presença do Deus extraordinário, que foi capaz de se doar por nós.
O que fica? a pergunta de sempre: O que temos feito para agradar a Deus? Sabemos viver uma vida no "Carpe Diem" correto?


Enquanto o Epitáfio traz uma visão do “acaso que protege”, precisamos entender o aproveitar a vida para viver mais pra Deus e ter a certeza de que Ele está conosco até a consumação dos séculos (Mateus 28.20) e nos protegerá sempre, nos amará sempre, nos desfiará a viver pra Ele sempre.

Que Deus nos ensime mais e nos ajude em uma vida por, com e para Ele.

Pr. Abnaildo Durães

(http://www.significados.com.br/carpe-diem/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário