terça-feira, 25 de dezembro de 2012

ALÉM DAS PALAVRAS EXISTE AÇÃO?



A verdade exposta na Palavra de Deus é que Ele não se preocupa apenas com a salvação da alma, mas também, com o aspecto social, ecológico, bem estar em todos os sentidos desde o princípio para a vida do homem.  No decorrer de toda a história da igreja, também fica claro que a visão sobre a pregação do Evangelho aos pagãos em todo o período da mesma, era não apenas um ato de levar a salvação da alma, mas ficou notável a preocupação com a ação social na mesma proporção que o ato de falar do Evangelho. “O século dezenove é conhecido pela enorme expansão das missões cristãs em todo o planeta. Não se deve imaginar, contudo, que os missionários se concentraram exclusivamente na proclamação verbal. Eles o fizeram, naturalmente, mas também exerceram muito trabalho social” (FILHO, 1999, pág.75). 

A ação dos mosteiros nesse período visava o ser humano mais necessitado como alvo de caridade, sendo assim um alvo de missão holística ou integral. Tanto Lutero quanto Calvino, em seus escritos e feitos, revelam frequentemente uma sensibilidade para a posição e necessidades dos indivíduos dentro da sociedade, especialmente dos desprivilegiados e dos pobres.  A pregação sem o acompanhamento social não é cumprir a missão dada à igreja. A salvação deve ser entendida como propósito para o homem de forma holística nas áreas da sua vida. 

A busca de uma prática da missão de Deus na América Latina gerou vários congressos em busca da melhor forma de mover a igreja para cumprir essa missão. Mas, foi em Lausanne, 1974, que passamos a entender que a Igreja não é uma instituição político-partidária que deva defender qualquer bandeira política, mas sim, uma instituição divina. O propósito é a pregação do evangelho de Cristo, onde precisa ser um evangelho todo, para o homem todo, para todos os homens. Com isso a igreja tem o dever ético e moral de ser mais justa do que qualquer governo ou partido político pretenda ser. O evangelho é para todos e por isso, o envolvimento na luta pelo social, por uma sociedade melhor, por um mundo melhor, faz parte de uma luta pela integralidade do evangelho.

Em suma, a igreja precisa chegar ao entendimento que a prática da Missão em nossos dias, ainda é de forma desfigurada, não tão clara, não com a intensidade que desejamos veementemente. A igreja de nossos dias tem se preocupado com ganhar almas, mas nem sempre, e nem todas as denominações dos nossos dias, sabem de fato que o resgate Divino de uma alma é mais além do que apenas tê-los em nosso rol de membros. A missão da igreja não é apenas pregar o Evangelho, mas se envolver no “inculcar” os conceitos da Bíblia nas vidas de cada pessoa que temos oportunidade de conviver, a tal ponto de vê-los em pouco tempo vivendo um resgate da ação social, da preocupação ecológica, de se envolver na busca de uma educação melhor. De fato estamos longe, mas seguindo para o alvo em Cristo, como nos diz a Palavra: “ A vereda do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (Provérbios 4.18) “.  

Que Deus nos ajude!!!

Pr. Abnaildo Durães
     

*FILHO, Antônio José do Nascimento, “Missiologia”, Manuscrito digitado. São Paulo: 
Seminário Teológico Rev. José Manoel da Conceição, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário