quarta-feira, 7 de março de 2012

NOS BRAÇOS DA AMIGA DAS HORAS E PRIMA IRMÃ DO TEMPO


 "A solidão é fera, a solidão devora.

É amiga das horas prima irmã do tempo,
E faz nossos relógios caminharem lentos,
Causando um descompasso no meu coração."
(Alceu Valença)

Esse pedaço de uma das músicas de Alceu, nos leva a pensar sobre quão é difícil a vida solitária. Não ter companhia na hora das dificuldades, não saber a quem recorrer nos momentos de sentimento pleno do desespero da alma. 

Na verdade, como descreve o dicionário "Solidão é um sentimento no qual uma pessoa sente uma profunda sensação de vazio e isolamento. A solidão é mais do que o sentimento de querer uma companhia ou querer realizar alguma atividade com outra pessoa não por que simplesmente se isola mas por que os seus sentimentos precisam de algo novo que as transforme."

Essa prima e irmã do tempo, que quando chega faz questão de não desejar sair, é um dos piores sentimentos em nossos dias. Ela tem atingido Jovens, Adultos e principalmente idosos. Esses últimos, sentem mais ainda a presença constante dessa triste companhia.

A Bíblia fala no Salmo 90.10 que "Os anos de nossa vida chegam a setenta, ou a oitenta para os que têm mais vigor; entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento, pois a vida passa depressa, e nós voamos". Como se ja não bastasse os sofrimentos descritos, ou dentre os sofrimentos escritos, está a solidão na terceira idade.

Conheço pessoas, que estão vivendo essa fase, que infelizmente não contam com o carinho e afeto daqueles que um dia foram criados com muito ardor por eles. Pessoas que não tem ao seu redor o frutos dos filhos, os netos afetuosos. Eles contam com o pouco carinho por parte de alguns desconhecidos, que se dispõem a por um pouco, afastar essa triste realidade de viver só. Sentindo o relógio caminhar lento e tendo de fato um descompasso no coração.

Podemos então consolá-los, mostrando o que diz a Palavra de Deus sobre a vida:

1. Minha família são aqueles que fazem a vontade de Deus;
2. A minha esperança é a Vida Eterna e não há felicidade plena aqui;
3. Por mais que sintamos abandonados... "o Anjo do Senhor acampa-se ao nosso redor";
4. Deus cuida dos órfãos e das viúvas (assim como nós precisamos fazer);
               
Ou ir mais além, mostrar tudo isso e ter uma postura diante dessa realidade: Ser agentes de ajuda em Deus, para tantos que se sentem desamparados, e não estou falando daqueles que estão em uma casa de repouso, temos muitos idosos em nossa família, nossas igrejas, precisando de um pouco do seu tempo de conversa, carinho e oração.


Por isso: Visite os idosos que você conhece; Trate-os com carinho ao encontrá-los; Seja agente de ajuda, procure saber suas necessidades; Ore por eles e com eles; Lembre-se de que "eles são você amanhã"; Procure abraçar mais os idosos em sua igreja e família; Seja mais cristão, lembrando que eles também são teu próximo.

Em Cristo,

Rev. Abnaildo Durães
Salmos 90:10
Os anos de nossa vida chegam a setenta, ou a oitenta para os que têm mais vigor; entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento, pois a vida passa depressa, e nós voamos!
Salmos 90:10
Os anos de nossa vida chegam a setenta, ou a oitenta para os que têm mais vigor; entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento, pois a vida passa depressa, e nós voamos!
Salmos 90:10
Os anos de nossa vida chegam a setenta, ou a oitenta para os que têm mais vigor; entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento, pois a vida passa depressa, e nós voamos!
Salmos 90:10

Um comentário:

  1. Ja dizia o poeta: "O tempo é algo que dentro do próprio tempo, se passa com o tempo...".
    Essa que parece ser apenas simples e confusas palavras, revelam uma reflexão filosófica profunda, uma verdade contra a qual não podemos lutar!
    A saber, que o tempo passa... E que tudo que nele subsiste vai também passando...
    Essa realidade inevitável ja foi tema e tirou boas noites de sono de estudiosos, filósofos e circunstantes...
    Apenas DEUS (sem o Qual nenhum ser humano subsiste), conhece, sabe, guia e conduz nossas vidas no SEU TEMPO...
    Esse misterioso e Maravilhosos Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo... Que é atemporal e que se revelou no tempo e com o tempo...
    ...nos convida a vivermos NO SEU TEMPO....

    RANGEL OLIVEIRA
    SP, 07/08/2012


    PS: Meu amigo e irmão! Bom vê-lo por aqui e constatar que estás bem!
    Melhor ainda constatar que estás com Deus e Ele contigo!
    Perceber que estás na Missão que Deus o chamou e no propósito que sempre se dispôs para com Ele e obedecendo a Ele, é uma constatação ainda melhor!...

    Que Deus te abençõe e te guarde amigo/irmão!

    Rangel

    ResponderExcluir