quinta-feira, 16 de junho de 2016

PAPAGAIANDO O EVANGELHO ou PROCLAMANDO O EVANGELHO?





Ao ler um blog não tão conhecido por mim, parenteses.net, o artigo: sobre-teologos-e-papagaios, escrito por Paulo Freitas, porém com uma temática que chamou minha atenção, parei um pouco para pensar sobre “os papagaios do Evangelho”  e sua contribuição ou não à propagação ou proclamação do Evangelho. 

O compêndio de Teologia chamado As Doutrinas da Graça, no módulo A Bíblia e o Ser de Deus, no texto: Introdução - A Relevância do Estudo da Teologia, o autor, a saber, Leandro Lima, Publicado pela Editora Agathos de São Paulo, em 2013, cita o adágio popular “Repetir sem entender é coisa de papagaio” para contextualizar a preocupação em termos cristãos e mais cristão que apenas repetem o que seus líderes dizem ou pregam sem que haja um entendimento sobre o que se está passando adiante para outras pessoas. 

Essa é uma preocupação salutar, que nos leva a pensar um pouco mais sobre a realidade de nossas Igrejas, que muitas vezes tem emblemas reformados, liturgia reformada, práticas reformadas, porém muitos membros que não entendem o que de fato é ser reformado, ou ser fiel às Sagradas Escrituras tendo-a como única regra de fé e prática - Sola Scriptura, entender que o único mediador entre nós, humanidade depravada e Deus, é o Senhor Jesus Cristo - Solus Christus, que o motor desse processo é o ingrediente que agrada a Deus, a Fé – Sola Fide, que essa intervenção de Deus em salvar o homem é totalmente sem merecimento humano, é pela Graça de Deus – Sola Gratia, e que ao homem é destinado dar somente a Deus a adoração, a Glória por tudo, a autoria de tudo, reconhecer e se render ao controle de Deus – Soli Deo Gloria. Muitos em uma vida intelectual e sem a prática, mas, muitos outros e acredito ser maioria, sem o real entendimento do significado dos princípios bíblicos para a vida do Cristão. 

A realidade intelectual bíblica das igrejas, em nossos dias, nos deixa de certa forma preocupados com o que se tem passado a frente quanto ao Evangelho de Cristo. Também nos deixa preocupados com a vida, ou testemunho de vida de cada um no colocar em prática o que entendeu ser nossa regra de fé e prática. No livro de Atos dos Apóstolos, capítulo17 verso 11 diz: “Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim”. Essa citação sobre os Bereianos mostra a alegria de Paulo e Silas com aqueles irmãos que ouviam, e iam questionar se de fato o que estavam ouvindo era em conformidade com as Sagradas Escrituras. Precisamos nos preocupar em aprender o que a Palavra de Deus diz sobre cada questão da vida, olhar os mandamentos e estatutos, entender o que o Senhor requer de nós diante de toda Sua Palavra e assim, com o entendimento correto, colocar em prática na nossa vidas e então proclamar essa verdade que é a Palavra de Deus.  Precisamos ser mais profundos no conhecimento e prática da Palavra de Deus. 

Existem hoje diversas placas de igrejas ditas protestantes, ou evangélicas, gospel, etc. Mas o que vemos é um batalhão de pessoas que passam adiante os jargões “poderosos” que manipulam a fé, as práticas pregadas e ensinadas baseadas em experiências humanas ditas “espirituais”, o clamor a uma fé na fé, o centro de tudo é o homem, a satisfação e realização no receber os milagres e a “prosperidade” financeira. Os rituais não demonstram fidelidade às Sagradas Escrituras, os meios de receber milagres são quase “simpatias”, rituais gospels e uma libertinagem na forma de expor as Escrituras. E os membros dessas amadas igrejas não sabem o que a Bíblia diz sobre o que praticam, apenas repetem, como papagaios, sem pensar, sem questionar, sem olhar na Palavra de Deus como os Bereianos, eles multiplicam o que escutam e o que “deu certo” na sua realidade de vida.

A pergunta que não se cala é: E eu e você meu querido(a), como nos portamos quanto ao entendimento da Palavra? Será que fazemos parte da Membresia que entra ano e sai ano e não terminam de ler a Bíblia, porque não é importante para eles a própria leitura da Escritura Sagrada - “o pastor fala pra gente”. Será que damos a real importância ao entender a Bíblia e assim somos dedicados em colocar em prática dia após dias esperando ser dia perfeito (provérbios 4.18) e a partir dai, PROCLAMAR a verdade que é a Palavra de Deus?

Que Deus tenha Misericórdia de Nós

Em Cristo,

Pr.Abnaildo Durães



Créditos:

http://www.parenteses.net/artigos/sobre-teologos-e-papagaios 
http://www.grandesdoutrinas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário