domingo, 29 de março de 2015

NOS PASSOS DE CRISTO O QUE TERÍAMOS FEITO?



A Palavra de Deus nos traz a reflexão sobre o ato de nos parecer com Cristo. Isso significa andar conforme seus atos, ações, pensamentos e sentimentos. C.S Lewis diz que devemos ser “pequenos Cristos”. O que nos traz uma amplitude de entendimento, ou seja, precisamos ser parecidos com Ele.

Quando olhamos um texto como o de Atos 4.13, observamos onde fala sobre as pessoas olharem para os discípulos e afirmarem que “eles estiveram com Jesus”, por conta da forma de se portar, falar e etc. Um texto como esse reforça para nós a idéia de que cada vez que nos aproximamos e andamos com Cristo, através da Sua Palavra, nos parecemos mais com Ele. Diante dessa verdade, surge  uma pergunta basicamente simples: Somos parecidos com Cristo?

Na década de 90, época da minha conversão, era uma febre a leitura do livro “em seus passos o que faria Jesus”. Em seus passos o que faria Jesus? é o título de um livro escrito por Charles Sheldon e publicado originalmente em 1896, nos Estados Unidos com o título "In His Steps". O teor nos importunava pela idéia de que deveríamos perguntar sempre nas dificuldades e etc da vida o que Jesus faria se estivesse em nosso lugar.
               
O que desejo nessa breve reflexão é despertar em nós de forma clara, a necessidade de nos parecer com Cristo e a percepção de estamos longe de sermos como Ele. Pensem comigo. Jesus completou seus 30 anos e inicia sua jornada, logo nesse interim surge a tentação, conforme Mateus 4:1-11, Marcos 1:12,13 e Lucas 4:1-13. Após sentir fome, depois de 40 dias de jejum, Jesus é tentado a fazer as pedras virarem pão, mas, a atitude de Jesus é dizer o que a Palavra diz, ou seja, nem só de pão viverá o homem.  Que difícil, imaginem se fosse um de nós, o que teríamos feito? Deixar de lado nossa necessidade para prevalecer a vontade de Deus na Palavra?

Olhem  outro momento, uma passada por Samaria, lugar tido como dos impuros, encontrar-se com uma das impuras daquele povo, que tinha passado por muitos casamentos e agora estava vivendo “juntada” com outro homem. Diante de tantos preconceitos o Senhor se preocupa com a vida daquela mulher, João 4 relata bem, até os discípulos não entenderam bem. Se fosse um de nós como teria sido? Quando passamos dentro dos ônibus da vida, nas filas dos bancos e etc, nas situações de olhar para os outros e não se importar com a vida deles. Como teríamos agido com relação àquela mulher? Pensar um pouco mais como teríamos agido com Zaqueu, com a mulher adúltera, com Maria Madalena, com o endemoninhado Geraseno. E se fosse você ou eu nessas situações o que teríamos feito?


Dizer que faríamos da mesma forma é dizer que hoje nos importamos com a restauração de muitos que estão a beira da sociedade, esquecidos e famintos.  É afirmar que somos empenhados em viver o Evangelho a qualquer custo, de forma integral. É dizer que fazemos hoje o que de fato estamos longe ainda de fazer. Precisamos todos os dias nos arrepender por não viver como Ele, crer que a nossa caminhada será modificada por  Cristo e lutar para uma vida de obediência a Palavra dEle. Ide, portanto, fazei discípulos de todos os lugares (Mateus 28.18-20).

Que Deus nos ajude!

Pr.Abnaildo Durães

Nenhum comentário:

Postar um comentário