quarta-feira, 21 de agosto de 2013

FAZER DISCÍPULOS, CIDADÃOS DO CÉUS E DA TERRA

 

O livro de Atos dos Apóstolos nos mostra o quanto os primeiros cristãos compreenderam o significado de serem embaixadores de Cristo, comprometendo-se com a proclamação das boas novas e a diaconia, ou seja, eles supriam as necessidades uns dos outros e também da sociedade. “Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo os produtos entre todos, à medida que alguém tinha necessidade” (At 2:44, cf. At 4:34-35). 

Assim a igreja primitiva mostra sua generosidade e a ação do Espírito Santo na forma do caminho mais excelente do amor cristão. As igrejas tinham muita compaixão pelas necessidades dos pobres de suas comunidades e de outras também. Quando Jerusalém sofre perseguição e passa por grande crise social os crentes em Antioquia enviaram para eles suprimentos (At 11:28-29). A igreja primitiva aprendeu o ensino de Jesus e dos Apóstolos pelo qual todos são chamados a servir ao próximo. Eles imitaram a Cristo, pois serviram com liberalidade.

                     Paulo também dá um tratamento especial nos seus escritos e em suas viagens missionárias aos necessitados. E, quando vai para os gentios, os pobres estavam entre os seus objetivos (Gl 2:9-10). Paulo prega também sobre o amor de uns para com os outros e, que este amor seja manifesto em serviço mútuo (Gl 5:13-14). Aos irmãos de Éfeso ele ordena para que trabalhem para socorrerem os necessitados (Ef 4:28). E quanto mais o tempo passava e a fé cristã crescia, mais se empenhavam os cristãos na ajuda social. (1Co 16: 1-4). Em Tito, Paulo escreve para que os crentes se empenhem nas boas obras para ajudarem os necessitados (Tito 3:14). E em I Corintios 8:1-15, Paulo fala sobre a ajuda das Igrejas da Macedônia para com os pobres da Judéia.  


              Concluímos na percepção de que missão é o ato de fazer discípulo e cada pessoa da igreja é responsável por esse ato.  O ato não tem apenas um ponto de alcance, a transculturalidade, ou apenas a alma do indivíduo. O próprio Paulo prega ao povo Judeu e ao povo Gentio, sendo assim, o alvo da Missão é o bairro, a cidade, a região, o país, não em uma ordem, mas com a visão de que todo indivíduo e o indivíduo como um todo é um alvo do evangelho. Jesus se preocupou com a necessidade da multidão e nos ensina a virtude de dividir o pão de casa em casa (Atos 42). 

Os textos que falam especificamente de missão, precisam ser entendidos na perspectiva de que o alvo da missão, dada desde Gênesis 12 a Abraão, é tornar benditas todas as famílias da terra. 

Em Cristo,


Pr. Abnaildo Durães


Nenhum comentário:

Postar um comentário