sexta-feira, 28 de junho de 2013

PAGANDO POR DEIXAR O CARRO NA FRENTE DOS BOIS

  "Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado"
(Provérbios 19.2)


Desde o princípio, até os dias de hoje, o mal da precipitação, seja ela pelo qual motivo for, tem nos levado a desagradar a Deus cometendo pecado. Nem sempre paramos para pensar nessa verdade, nem sempre nos rendemos a esse conceito bíblico, mas, vivemos em meio a nossas precipitações do dia-a-dia.

Eva se precipitou pelo desejo de descobrir o conhecimento do bem e do mal, Adão se precipitou por amar a Eva e não ter argumentos, Caim se precipitou pelo ciúme e consequente ira, Abrão por não crer no filho a vir de Sarah, Davi pela cobiça, Salomão pelo orgulho e falta de vigiar no Senhor, Pedro pelo não estar cheio do Espírito, e tantos e tantos outros exemplos. Homens e mulheres de Deus que não se dedicam a refletir na Palavra dada por Deus e tomando decisões por si só entraram em precipitação e consequentemente em pecado.

Os dias de hoje são difíceis, mas os de outrora também, a modernidade de hoje condiz com nosso mundo, bem como a de outrora. No meio das dificuldades dessa época, podemos dizer, sem sobra de dúvidas e sem medo de errar, que o mal do século de fato é a ansiedade. Essa, leva-nos a um estágio de espírito tão perturbador que nos faz agir sem refletir e dai o pecado acontece. Pensamos em nossos sonhos, lutamos pelo bem material, nos dedicamos em ser bem sucedido no mundo e o fazemos sem refletir um pouco mais sobre: O MOTIVO DA MINHA EXISTÊNCIA.

Nessa vida corrida, onde temos tempo apenas para aquilo que nos gera lucro, seja em que área for, esquecemos do foco da vida, mudamos a razão das coisas e deixamos de lado o objetivo de “Glorificar a Deus e Gozá-lo para sempre”(breve catecismo resposta à pergunta nº4).Quando não conseguimos os nossos objetivos e etc, recorremos Àquele que deveria ser o centro de nossas vidas. Nos prostamos a Ele e dizemos: “Senhor Tu porventura não vês a aflição desse teu filho?”, e nos queixamos o tempo inteiro, lembramos a Ele sobre as promessas dEle para nosso bem, “tomamos posse” da bênção imediata, quase colocamos Deus no canto da parede e dirigindo a Ele dizemos: “Faça o que eu quero, agora”, e ainda usamos o nome de Jesus nesse processo.


Para pensar melhor, fica a reflexão tão simples: Quem colocou o carro na frente dos bois? Quem deixou de refletir o foco da vida e passou a ser ansioso e precipitado? Precisamos mudar a nossa vida andando no sentido que a Bíblia nos ensina e não segundo o que eu ACHO que deve ser, por isso: Priorize a vida de Leitura da Palavra;  Crie tempo para orar por você e seus familiares;  Crie tempo para colocar o mundo diante de Deus; Seja mais sincero e santo, deixe seus pecados diariamente; Fale menos e viva mais, respeite mais o seu semelhante, ele é imagem e semelhança de Deus; Ajude mais e critique menos; Critique quando a crítica vier acompanhada de um “vamos mudar juntos” ou “estou pronto a ajudar”; Descanse mais em Deus e entenda que ELE ESTÁ NO CONTROLE DE TUDO; Fale mais do Evangelho; Viva mais o EXEMPLO DE CRISTO.

Em Cristo,

Rev.Abnaildo Durães





Nenhum comentário:

Postar um comentário