segunda-feira, 22 de agosto de 2011

PODADOS POR DEUS


                   Domingo passado, escutei uma bela canção e a mesma me fez pensar sobre frutificar e ser limpo. Uma parte da mesma diz:  “Faz chover sobre mim, faz brotar a semente do amor, eu não quero ser cortado, mas quero ser podado pra frutificar...” (Cris Duran).

                Muito bonita a canção e de despertamento sobre como anda nossas vidas em relação a gerar frutos para o Reino de Deus. A pergunta é: Preciso ser podado para frutificar?

                Uma pergunta que só é possível responder analisando o texto em questão: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado" (João 15.1-3).

                Jesus diz que precisamos estar ligados a Ele, pois somos os ramos e ele a videira. Também fala sobre a principal razão do ramo existir: "dar frutos". Completa com a sentença de que todo que não frutifica é cortado, mas, o que der fruto ele o limpa para que dê mais.

                Quero salientar algumas questões sobre a expressão “limpar” para que dê mais (podar). A limpeza (poda) é feita pelo agricultor, ou seja, o próprio Deus: "...ele corta; ...ele poda..." ; é feita apenas nos ramos que frutificam: "...e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda"; é feita por meio da Palavra de Deus: "vós estais limpos pelas palavras que vos tenho ordenado.”
João 15.10: "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor."

                Sendo assim, temos a certeza de que é através da Palavra de Deus que acontece o processo de limpeza do ramo. Não há como ser limpo sem ter dedicação na vivência da Palavra. Todos que se dedicam nesse sentido, são frutíferos. Então, os que não dão fruto estão longe de se deleitarem na leitura Bíblica e mais longes ainda de praticar a mesma.

                Os frutos são para glorificar a Deus, por isso somos "podados", ou limpos: "Vades e deis frutos..." (João 15.16)  -  "Ide e fazei DISCÍPULOS..." (Mateus 28.19).

                Dessa forma, portanto, quando penso em ser limpo para frutificar, o pensamento é de ser limpo pela prática da Palavra, que não deixa de ser uma dificuldade humana e provação imensa.

                Limpeza depende de vida com Deus (dar frutos). Que sem dúvidas alguma, são frutos vindo de uma vida de leitura da Palavra e Prática constante. 


                Quer dar fruto? Seja constante na prática da Palavra de Deus e isso será natural nas nossas vidas. Quando gastamos tempo aprendendo da Bíblia, passamos a viver de forma natural, isso é ser limpo constantemente.


Em Cristo,

Pr. Abnaildo Durães





Nenhum comentário:

Postar um comentário