quarta-feira, 17 de junho de 2015

UMA QUESTÃO DE OBEDIÊNCIA



Hoje fui ler a Bíblia para minha filhinha de dois anos e nove meses. Como minha esposa tinha gasto esse mês falando sobre o que é pecado para ela, resolvi falar sobre como fugir de uma vida em pecado, ou como viver para Glória de Deus. Então não pensei em outra história senão a famosa Arca de Noé, que na verdade é a Arca da Salvação. Contei com a ajuda da Bíblia ilustrada, mas como pai pastor, envolvi a história com o que não tinha nas ilustrações e foi bom, ela dormiu quando eu falava que ao sair da arca Noé e sua família agradeceram a Deus e fiz uma oração.

Depois desse evento, fique a pensar sobre Noé e fui ler um pouco mais Gênesis do capítulo seis em diante. Então reforcei o que sempre vi nesse texto: Todas as citações sobre a pessoa de Noé são claras quanto ao seu coração. Não encontramos nenhuma crise de identidade cristã em Noé durante todo o período de construção da arca e durante todo o período que ficou dentro dela. Olhamos a beleza da afirmação bíblica que especifica esse homem como alguém íntegro e justo dentre o povo daquela época. Noé andava com Deus.

Pensem comigo, foram cerca de cem anos de construção da arca. Um barco para ser utilizado em uma enchente vinda dos céus. Noé não tinha visto até então água descer do céu. O orvalho regava a terra até então, subia da superfície (Não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois ainda nenhuma erva do campo havia brotado; porque o SENHOR Deus não fizera chover sobre a terra, e também não havia homem para lavrar o solo. Mas uma neblina subia da terra e regava toda a superfície do solo. Gênesis 2:5-6.). Mesmo assim, não há registro de um questionamento sequer dele para com Deus, com quem ele andava. “Senhor, vai cair água do céu, encher toda a terra, mas a água brota do chão, tem certeza, vai ser assim mesmo?”. Não, não queridos, Noé arregaçou as mangas, como dizemos, e passou a fazer o que Deus o ordenará. Ou seja, seu entendimento era: Se ele disse que vai ser assim, então será. E fez tudo como Deus ordenou, conforme o verso vinte e dois do capítulo seis de Gênesis.

Então, Noé trabalho quase cem anos na construção do desconhecido e após esse período escuta Deus dizer puramente: “Entra...” ele apenas atende a ordem. Passou um ano, um mês e onze dias naquele barco e então escuta Deus falar: “Sai...” e ele sai. Sem questionamento algum até então.

Esse comportamento se dá, não pelo fato de aos seiscentos anos de vida cessar a fase dos “porquês”, não. Essa atitude parte de um coração que andava com Deus. A diferença na vida de Noé era puramente o ato de andar com Deus.

Penso, oro e me coloco de igual forma, no clamor de termos uma geração que se destaca no meio de todos como pessoas íntegras e justas, tendo a consciência de que essa realidade só pode acontecer se todo cristão se empenhar de fato em todos os dias lutar para andar com Deus. Viver a Palavra dEle sem relutar, por fé. Se dedicar nessa amizade com o Senhor através da Sua Palavra. Foi essa a diferença que fez com que Noé se posicionasse daquela forma, envolvesse sua família e cumprisse a missão que o Senhor o deu.

Portanto, confie mais, pois se não confiamos é porque não temos essa amizade que anda todos os dias com Ele. Seja mais íntimo de Deus, leia a Sua Palavra, foi ouvindo as instruções que Noé agradou o coração de Deus. Se dedique em ser conhecido não por seus méritos em conquistas sejam de que forma forem, mas por ser alguém que anda com Deus. Pareça mais com Jesus. Obedeça mais a Palavra de Deus, ame o próximo como a ti mesmo. Pregue a Palavra. Se relacione mais. Ame mais sua família. Preocupe-se mais com o agradar a Deus. Obedeça a Palavra de Deus.


“Noé fez tudo conforme o Senhor ordenou” Gênesis 6.22

Que o Senhor nos ajude!!!

Pr. Abnaildo Durães

Nenhum comentário:

Postar um comentário