quarta-feira, 5 de outubro de 2011

LUTANDO MAIS, PECANDO MENOS


Agostinho de Hipona (conhecido na Igreja Católica como santo Agostinho) disse: 
"posse non peccare et non posse non peccare"
 

                Essa é uma das frase protestante que nos traz com clareza o que cremos sobre a vida de santidade do homem. No princípio, ou se desejar, na época de Adão e Eva (posse non peccare, Gênesis 2), o homem tinha a escolha de pecar ou não, porém, depois da queda do homem passamos então a viver a escravidão do pecado (não posso não pecar, Gênesis 3).

                Agora, fica a pergunta: Como posso me tornar santo cada dia mais se sou um escravo do pecado?

A verdade é que sempre pecaremos até o dia em que deixarmos essa vida e estivermos com Cristo, Aquele que nos livrou da escravidão do pecado. Jesus, com Sua morte, nos dá a libertação do pecado, a promessa do dia glorioso, da vida no novo céu e nova terra (Apocalipse 21) e deixa-nos a certeza de que pecaremos sim, mas a chamada para nós é para viver em luta constante contra o pecado (Provérbios 4.18) até chegar o grande dia.

                Não é o que vemos nos dias de hoje, dentro das nossas igrejas, no meio da nossa juventude e até, muitas vezes, em nós mesmos. Segundo alguns, a diferença entre a ovelha e o porco é que a ovelha cai na lama e logo quer se levantar e ficar limpa, o porco, porém não é assim, ele deita na lama e como lá é seu lugar, ele não quer ser limpo.

                Onde é o nosso lugar? O que foi preparado para nós por Jesus Cristo? Uma vida de pecados constantes e crescentes? Um afundar no pecado, tendo como desculpa a escravidão a ele? Ou será que nosso lugar é com Cristo e, portanto precisamos nos parecer com Ele, seguir Seu exemplo, viver Seus ensinamentos, viver a prática de uma vida de busca constante de pureza?

                Não posso ficar sem pecar, mas preciso seguir o exemplo daqueles que lutam contra vícios nos dias de hoje, passar a lutar contra os pecados que são constantes e dizer "MAIS UM DIA LIMPANDO-ME".

                Portanto, mantenha o foco da vida em Deus; entenda que ser Cristão vem acompanhado de pagar um preço de santidade de vida; entenda que mesmo sabendo que pecará sempre, que não sejam os mesmos pecados que me deixem escravos, que seja cada vez menor a proporção e quantidade dos meus pecados; entenda bem o que significa "até ser dia perfeito” (Provérbios 4.18).


“Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. “ (2 Pedro 3:18)

Em Cristo,

Pr. Abnaildo Durães

Nenhum comentário:

Postar um comentário